Home     Sobre o Portal     Seções     Equipe     Links Úteis     Cadastre-se     Fale Conosco     Galeria de Fotos      Vídeos
Presidente Prudente,
CidadesPolíticaEducaçãoEsporteGastronomiaEntretenimentoBrasil & MundoPopularVídeos
 
 
Rio+20 - 18/06/2012 (5:12)
Documento da Rio+20 deve ser finalizado hoje, excluindo polêmicas e detalhes sobre recursos
Por: Agência Brasil
Marcello Casal Jr/ABr
 
Os negociadores brasileiros e estrangeiros na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, querem fechar até o fim da noite de hoje (18) o texto final. Três sessões de trabalho, começando às 10h e seguindo até as 22h, estão programadas. A tendência, segundo eles, é excluir as propostas conflitantes, como está no rascunho fechado sábado (16), e manter recomendações gerais.

Chefiados pela delegação do Brasil, os representantes de 193 países se dedicam a elaborar um texto conciso, preciso, claro e abrangente, de acordo com os negociadores. Até o começo da conferência, o documento tinha 200 páginas, depois passou para 80 e há três dias foi resumido a 50.

O secretário executivo da  Rio+20, Luiz Alberto Figueiredo Machado, negou ontem a hipótese de que um documento sem conclusões seja entregue aos 115 chefes de Estado e de Governo, no próximo dia 20. De acordo com ele, há apelos de várias delegações para que um texto negociado chegue às mãos dos líderes para que discutam os assuntos de forma ampla.

No entanto, até ontem (17) à noite as divergências permaneciam, principalmente sobre as questões envolvendo definições de recursos, metas específicas, o conceito de economia verde e a transformação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) em organismo autônomo.

Os países desenvolvidos, liderados pelos Estados Unidos, o Canadá, a Austrália e o Japão, alegam dificuldades internas causadas por numerosos fatores, inclusive a crise econômica internacional, para assumir responsabilidades pontuais com o repasse de recursos. Desde sábado, foi retirada a discussão sobre a criação de um fundo, de US$ 30 bilhões, para garantir a execução de propostas relativas ao desenvolvimento sustentável.

Também há divergências sobre as propostas referentes à proteção dos oceanos, pois os norte-americanos resistem à regulação de águas internacionais, alegando questões de segurança interna.  Mas o embaixador brasileiro disse que é possível ainda buscar um consenso e incluir o tema no texto a ser finalizado hoje.

No rascunho de 50 páginas obtido pela Agência Brasil, foram excluídos os assuntos polêmicos e mantidas as recomendações gerais sobre o desenvolvimento sustentável com inclusão social e erradição da pobreza e da fome. Para a delegação brasileira, o texto apresenta avanços.  “O texto não só impede retrocessos como traz avanços em várias áreas, como criar objetivos de desenvolvimento sustentável”, disse o embaixador. “Isso não é pouca coisa.”
 
 
Listar todas de "Brasil & Mundo"
 
mais lidas
Oportunidades - 17/08/2012
ONU recruta jovens de até 32 anos; salários chegam a R$ 302 mil por ano!
Celular - 12/07/2012
Que tal pagar contas pelo celular?
Rio+20 - 18/06/2012
Índios recebem comida estragada durante Cúpula dos Povos
Belo Monte - 06/07/2012
Índios pedem em São Paulo a suspensão das obras de Belo Monte
Rodovias federais - 02/01/2014
Cai número de acidentes e mortes em rodovias federais durante festas de fim de ano
últimas notícias
Economia - 30/10/2017
Confiança do empresário do comércio cresce 0,3% em outubro
Reforma Previdenciária - 26/10/2017
Aprovação da reforma da Previdência interessa a todos os partidos, diz Meirelles
Saúde - 26/10/2017
Países de língua portuguesa assinam acordo para implantação de bancos de leite
Trabalho escravo - 26/10/2017
CNBB repudia portaria sobre trabalho escravo e estimula manifestações
Carne Fraca - 19/03/2017
Presidente Michel Temer faz reuniões neste domingo para tratar da Operação Carne Fraca
 
 
PORTAL NO PONTAL
O Portal de Notícias do Pontal do Paranapanema
contato@nopontal.com.br
• Cidades • Política
• Educação • Esporte
• Gastronomia • Entretenimento
• Brasil & Mundo • Popular
• Vídeos
nos acompanhe
criado e desenvolvido por
Fabricio Modafaris
NO PONTAL • O Portal de Notícias do Pontal do Paranapanema © 2018 - Copyright | Melhor visualizado em 1024px / 768px