Home     Sobre o Portal     Seções     Equipe     Links Úteis     Cadastre-se     Fale Conosco     Galeria de Fotos      Vídeos
Presidente Prudente,
CidadesPolíticaEducaçãoEsporteGastronomiaEntretenimentoBrasil & MundoPopularVídeos
 
 
Intercâmbio - 29/12/2013 (23:53) - Atualizado em 29/12/2013 23:54
Alunos da rede estadual embarcam dia 2 de janeiro para intercâmbio na Argentina
Por: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação SP

A Secretaria da Educação do Estado leva, no dia 2 de janeiro, 128 estudantes da rede estadual para vivenciar a experiência de um intercâmbio internacional na Argentina, onde farão um curso intensivo de espanhol além de conhecer atrações culturais do país. A ação faz parte da comemoração dos 25 anos dos Centros de Estudos de Línguas (CELs), que oferecem aos jovens aulas gratuitas de idiomas. Esta é a segunda turma a embarcar. Em dezembro, 228 alunos partiram para França, Inglaterra ou Argentina, totalizando 356 bolsas.

Os intercambistas passaram por um processo seletivo que avaliou o conhecimento adquirido nos CELs. A viagem acontece no período de férias escolares, com duração de 20 dias. A Secretaria oferecerá todo o suporte necessário, desde o trâmite para a emissão de documentação, até transporte, alimentação e estadia. Além das aulas, os estudantes do Ensino Médio farão passeios culturais, tudo sem custo.

Fizeram a inscrição para o processo seletivo cerca de 2 mil alunos de escolas estaduais. Foram exigidos critérios como frequência mínima de 75% nas aulas de idioma e ter alcançado média igual ou superior a 7,0 (sete) em Língua Inglesa nos quatro bimestres do curso de Ensino Médio no ano letivo anterior ao de realização da prova.

"Possibilitar aos nossos estudantes a oportunidade de um intercâmbio é mais uma ação da política de estímulo de aprendizado de um novo idioma. Além dos CELs, a Secretaria oferece cursos gratuitos de inglês online para estudantes e também aos nossos 300 mil servidores por meio da nossa Escola Virtual de Programas Educacionais, a EVESP", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Cursos gratuitos de idiomas

Os alunos da rede estadual interessados em fazer um curso de idioma no próximo semestre devem procurar o Centro de Estudos de Línguas mais próximo. No total, são 224 unidades distribuídas no Estado. No primeiro semestre de 2013 a secretaria contabilizou cerca de 64 mil alunos matriculados nos cursos de espanhol, inglês, italiano, francês, japonês, mandarim e alemão. As aulas começam em fevereiro e são ministradas por professores diplomados.
Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas. Ao todo, são seis módulos semestrais e, após o término, o participante recebe o certificado de conclusão.

As matrículas para os cursos podem ser feitas nas secretarias das escolas estaduais que contam com uma unidade do CEL. Podem se inscrever estudantes da rede estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio e para o cadastro, os interessados, ou seus responsáveis, no caso de alunos menores de idade, devem comparecer às unidades que oferecem os cursos, portando cópia do RG e declaração de matrícula da escola de origem.

 
Listar todas de "Educação"
 
mais lidas
Mentes inquietas - 12/09/2012
Comportamento humano é tema de palestra da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa
Horta Vertical - 11/08/2012
Escola de Venceslau estimula alunos a cultivar hortaliças em garrafas pet
Álvares Machado - 01/08/2012
Educadores da rede pública de Álvares Machado participam de capacitação
Idiomas - 18/06/2012
Região de Prudente tem vagas para cursos de idiomas na rede estadual
Supletivo - 22/08/2012
Inscrição para exames supletivos vai até dia 27
últimas notícias
Senac Prudente - 31/10/2017
Senac Prudente dialoga sobre a importância da atualização profissional no mercado contemporâneo
Enem - 27/10/2017
Reta final para o ENEM: Ainda dá tempo de revisar conteúdos importantes
Enem Portugal - 19/03/2017
Mais 3 instituições de ensino de Portugal passam a aceitar o Enem
Exposição Toledo - 04/03/2017
Estudantes da Toledo realizam exposição de trabalhos
Dracena - 02/02/2017
Secretária e Diretora Geral de Educação de Dracena participam de Seminário Regional em Prudente
 
 
PORTAL NO PONTAL
O Portal de Notícias do Pontal do Paranapanema
contato@nopontal.com.br
• Cidades • Política
• Educação • Esporte
• Gastronomia • Entretenimento
• Brasil & Mundo • Popular
• Vídeos
nos acompanhe
criado e desenvolvido por
Fabricio Modafaris
NO PONTAL • O Portal de Notícias do Pontal do Paranapanema © 2018 - Copyright | Melhor visualizado em 1024px / 768px