Home     Sobre o Portal     Seções     Equipe     Links Úteis     Cadastre-se     Fale Conosco     Galeria de Fotos      Vídeos
Presidente Prudente,
CidadesPolíticaEducaçãoEsporteGastronomiaEntretenimentoBrasil & MundoPopularVídeos
 
 
Radionovela - 08/05/2014 (20:47) - Atualizado em 08/05/2014 20:48
Radionovela, um sucesso do passado está de volta no rádio moderno
Por: Assessoria de Imprensa

No momento em que o rádio volta a ser destaque com a migração das emissoras do tradicional AM para a FM, a radionovela ressurge para resgatar um hábito que migrou para a TV, onde até hoje é uma preferência nacional. No seu novo formato, a audiodramaturgia vem para ocupar novamente seu lugar no rádio, disputar espaços em outras plataformas e trazer novas propostas de duração, frequência, linguagem e até de informação e prestação de serviço. 
A Curva do Rio, radionovela de 20 capítulos de 10 minutos, com edição de 30 minutos com os melhores momentos aos finais de semana é apresentada pela EDP, empresa que atua na área de geração, comercialização e distribuição de energia elétrica. Na área de distribuição, a empresa atua no estado do Espírito Santo e São Paulo – Vale do Paraíba, Alto Tietê e Litoral Norte. O apoio cultural faz parte da ação da EDP na divulgação e formação de hábitos sustentáveis de eficiência energética.
Romance, meio ambiente, participação e humor.
A radionovela foi lançada em 05 de maio, na sua primeira apresentação e se passa na cidade fictícia de em Cerros do Rio Novo, que nasceu depois que uma grande obra desviou o curso de um rio para beneficiar as fazendas de gado da região há cerca de 50 anos. A mudança do curso causou a extinção de uma área de mata original, mas, sem que isso estivesse nos planos, acabou gerando um novo trajeto, sinuoso, com corredeiras e cachoeiras que se tornaram uma grande atração turística da região. Ali nasceu uma comunidade, que logo se tornou uma cidade, com pousadas e comércios voltados para mercado turístico local.
A trama tem elementos tradicionais como um vilão que atropela quem precisar para conseguir seus objetivos (Sergio Mamberti como Wenceslau Mendonça) e enfrenta um novo prefeito que quer derrubar a oligarquia que manda na região há décadas (Norival Rizzo, como Júlio Cesar).
Claro que há romance e triangulo amoroso. O jovem idealista João (Ricardo Monastero) quer reconquistar o amor de Rita (Erika Altimeyer) filha do poderoso Mendonça, que namora o ricaço nerd Otavio (Roberto Rocha). O comentário sobre as novas da cidade e sobre meio ambiente e sustentabilidade vem junto com a leitura de poesias e crônicas pelo diretor da radio Curva do Rio FM (Jairo Matos como Marco Antonio)
A rádio ainda tem personagens como a dupla caipira Mestre Antenor (Wandi Doratiotto do Premê) e Tião Granjeiro (Laert Sarrumor do Língua de Trapo), compadres briguentos e engraçados. Tem também a participação especial do repórter do CQC, Oscar Filho no papel de Nandão, faz tudo da rádio, que quer aprender com Marco Antonio a ser locutor para conquistar sua amada Cleonice (Raquel Marinho), numa divertida e atualizada releitura do entrecho de “Cyrano de Bergerac”.
Radionovela na Internet
A Curva do Rio foi criada e dirigida pelo do jornalista e produtor independente Luiz Henrique Romagnoli que ainda compôs o roteiro com o autor e diretor teatral Fabio Brandi Torres. “O projeto da audiodramaturgia existe há anos”, conta Romagnoli, “e conseguimos encaixar alguns produtos muito prazerosos, como a volta do “Show de Rádio”, programa de humor esportivo criado há por Estevam Sangirardi ou as cybernovelas, que eram radionovelas com temas e levada infanto juvenis adequados para aquele começo da web no extinto portal Cidade Internet . Eu lembro a época, porque a primeira delas se chamou “Bugre do Milênio”, portanto na virada do ano 2.000. 
A primeira veiculação de “A Curva do Rio” será feita em 20 emissoras comunitária nas áreas de distribuição da EDP Bandeirante - Vale do Paraíba e Alto Tiete- e EDP Escelsa – municípios do Espírito Santo. “O objetivo é fornecer conteúdo de qualidade às rádios comunitárias, além de capacitação e material promocional, para que elas possam fazer melhor seu trabalho de atingir as pequenas comunidades. As rádios comerciais AM e FM da região têm mídia, apoio de divulgação e abertura para criação de novos projetos.” conta Romagnoli, também presidente da Associação das Produtoras Independentes de Rádio e Outros Conteúdos de Áudio – APRAIA. 
Os próximos passos são criar faixas de horários com radionovelas em várias emissoras, principalmente nas que estão transitando para o FM. “Já estamos cutucando o ministério da Cultura para criar financiamento e fomento para o rádio, que não existem nas áreas oficiais. Vamos também compartilhar a experiência com outras produtoras independentes para acelerar este processo o país todo”.  Além do aparelho de radio, “A Curva do Rio” ficará disponível em canais de internet.

 

Assessoria de Imprensa
Atores do projeto em gravação
 
Listar todas de "Entretenimento"
 
mais lidas
Palmirinha na TV - 04/07/2012
BemSimples estreia novo programa de Palmirinha Onofre
Comédia - 21/08/2012
Diogo Portugal retorna a Prudente com o espetáculo, Portugal É Aqui!
No Pontal & Revista Très - 01/08/2012
Revista Très de Presidente Prudente é nova parceria do No Pontal
Devaneios e Neuroses - 12/07/2012
Romance! [BLOG]
Anime West - 07/05/2014
Anime West garante a diversão do público infanto-juvenil durante o Nikkei fest 2014.
últimas notícias
Música - 26/10/2017
Cantor Robson Almeida participa do programa "Domingo Show" neste domingo (29)
Teatro-Nova York - 03/11/2016
Prudentino estreia como assistente de direção em peça sobre a vida de Clarice Lispector, em NY
Show - 18/08/2016
Jazz de Casa abre o “Festival Jazz & Blues” do Sesc Thermas em PP
Virada Cultural - 24/05/2016
A sonoridade poética de Maria Gadú contagia o público da Virada Cultural em Presidente Prudente
Virada Cultural - 24/05/2016
MPB, Rock, o Rap e a simpatia do “Gabriel O Pensador” arrebataram o público na Virada Cultural
 
 
PORTAL NO PONTAL
O Portal de Notícias do Pontal do Paranapanema
contato@nopontal.com.br
• Cidades • Política
• Educação • Esporte
• Gastronomia • Entretenimento
• Brasil & Mundo • Popular
• Vídeos
nos acompanhe
criado e desenvolvido por
Fabricio Modafaris
NO PONTAL • O Portal de Notícias do Pontal do Paranapanema © 2018 - Copyright | Melhor visualizado em 1024px / 768px