Home     Sobre o Portal     Seções     Equipe     Links Úteis     Cadastre-se     Fale Conosco     Galeria de Fotos      Vídeos
Presidente Prudente,
CidadesPolíticaEducaçãoEsporteGastronomiaEntretenimentoBrasil & MundoPopularVídeos
 
 
Vinhos - 13/09/2014 (21:05) - Atualizado em 13/09/2014 21:06
Vinhos da África do Sul: Um Novo Mundo com 350 anos de Tradição
Por: Assessoria de Imprensa


 
No tradicional mundo dos vinhos, fama se constrói com o tempo. As regiões mais tradicionais cultivam suas uvas há centenas de anos da mesma maneira, criando uma identidade e a inserindo em cada garrafa. Países como França e Itália são membros do chamado Velho Mundo do vinho, graças a tal tradição e suas uvas características. Do outro lado, novos países têm adquirido a cultura do vinho e, em anos recentes, começado a produzir seus próprios rótulos, tal como Austrália, Chile, e Brasil.
 Dentre todos os países do Novo Mundo, um possui, ao mesmo tempo, características de frescor e jovialidade combinadas com mais de 350 anos de tradição: a África do Sul.
 "Os vinhos sul-africanos são um reflexo de nossa sociedade," afirma Matome Mbatha, Gerente de Mercado da Wines of South Africa. "Mesmo tendo centenas de anos de experiência na produção de vinhos, nós só pudemos exportá-los após a tomada da democracia, no ano de 1994", completa. Com o fim do regime do Apartheid, a África do Sul pôde, enfim, ter contato com o restante do mundo, tanto o Novo como o Velho, e evoluir sua vitivinicultura a patamares ainda maiores, aliando novas tecnologias e o uso de novas uvas.
 Privilegiada com climas e regiões diferentes, porém próximas, a África do Sul consegue produzir com excelência vinhos brancos e tintos, usando enorme variedade de uvas. Os terroirs próximos à costa, no ponto mais ao sul de todo o continente africano, usufruem de um clima mais fresco e ameno, enquanto a mainland possui temperaturas mais elevadas e tempo árido.
 O grande destaque dos vinhos do país é a uva símbolo nacional, a Pinotage. Herança dos indígenas da região, "é o principal produto que queremos que o mundo conheça de nosso país", diz Mbatha. A uva, novamente, é reflexo direto da sociedade sul-africana, com traços de suas raízes e sua história, cultivada desde o início da cultura de vinhos do continente.
 Além de produzir vinhos únicos e repletos de alma, a África do Sul já é o 9º maior produtor do mundo, com mais 500 Milhões de litros produzidos em 2013. Agora, o país busca promover seus rótulos premium, após anos focado no mercado de entrada - seguindo a tendência dos outros países do Novo Mundo. Com exclusiva certificação de origem (Wine of Origin Seal) e uma chancela que habilita vinhos sob a política de Fair Trade (Wine Industry Ethical Trade Association), o país oferece ainda mais variedade para diferentes públicos. "Não se pode separar o vinho das pessoas. A nossa diversidade - natural, de pessoas, e ao fim, de vinhos - é o que nos faz únicos mundialmente", finaliza Mbatha.


 
Listar todas de "Gastronomia"
 
mais lidas
Vinhos - 23/04/2014
Para os amantes do vinho: Casillero del Diablo lança o Devil’s Collection
Receitas - 29/05/2013
Neste frio: Dobradinha com feijão branco ou costela com mandioca? Escolha sua receita
Banana caramelada - 17/02/2013
Para depois do almoço ou jantar: Boa dica de sobremesa é a banana caramelada com sorvete
Culinária - 31/07/2012
Salada de grão de bico
Culinária - 04/08/2012
Bolo de maçã com coco queimado
últimas notícias
Bolo de chocolate - 27/10/2017
Receita de bolo Baci Perugina feita há quase 200 anos na Itália
Cachaça - 23/01/2016
Cachaça produzida em Dracena tem flocos de ouro e dispõe de apenas 1.000 garrafas
Receita - 21/01/2016
Aprenda a fazer biscoitinhos de cebola
Quibe e coalhada - 21/01/2016
Quibe Friboi com coalhada seca
Delícias de Natal - 22/11/2015
Casa Bauducco e Diletto lançam edição limitada de picolé de chocottone e cup de panettone
 
 
PORTAL NO PONTAL
O Portal de Notícias do Pontal do Paranapanema
contato@nopontal.com.br
• Cidades • Política
• Educação • Esporte
• Gastronomia • Entretenimento
• Brasil & Mundo • Popular
• Vídeos
nos acompanhe
criado e desenvolvido por
Fabricio Modafaris
NO PONTAL • O Portal de Notícias do Pontal do Paranapanema © 2018 - Copyright | Melhor visualizado em 1024px / 768px