Home     Sobre o Portal     Seções     Equipe     Links Úteis     Cadastre-se     Fale Conosco     Galeria de Fotos      Vídeos
Presidente Prudente,
CidadesPolíticaEducaçãoEsporteGastronomiaEntretenimentoBrasil & MundoPopularVídeos
 
 
Corrupção - 18/03/2015 (22:20) - Atualizado em 18/03/2015 22:21
Medidas anticorrupção podem ter dificuldades no Congresso, diz professor da FGV
Por: Agência Brasil


O lançamento do pacote de medidas anticorrupção tem como novidade trazer clareza no que o governo vai apoiar e dar prioridade para a base dele votar no Congresso. A avaliação é do professor de direito da Fundação Getulio Vargas, Thiago Bottino. “Não é uma coisa difusa, de combate à corrupção, é uma coisa específica de dizer vou privilegiar estes projetos, estas iniciativas, e são o que acho importante para o combate à corrupção”, informou.
Para o professor, o governo não deverá ter problemas na tramitação, no Congresso, da regulamentação da lei anticorrupção, que é aguardada há mais de um ano. Thiago Bottino explicou que a regulamentação é fundamental, com a especificação de critérios para as empresas. “Isso é uma norma técnica, não tem questão política, não envolve agentes políticos. Então, acho que essa vai passar sem maiores dificuldades. É importante, e estava sendo aguardada. Vai dar mais segurança às empresas e vai estimular com que elas criem sistemas internos de controle para evitar a corrupção”, analisou.
O professor vê barreiras na aplicação do confisco de bens não comprovados. Para ele, atualmente o processo criminal anda mais rápido do que o processo cível, e como a ação de extinção de domínio é um tipo de ação civil pública, vai ter que ser ajuizada em uma vara cível. “As varas cíveis no Brasil, hoje, são mais congestionadas do que as varas federais, quer dizer, o que se ganha em termos de ficar mais fácil de condenar alguém, se perde em velocidade. Talvez demore mais. Se poderia resolver o problema estabelecendo prioridades, só que ela vai competir com outras prioridades, porque ação de idoso e de pessoas com doença terminal têm prioridade. Quando tem duas, três prioridades, na verdade não se tem prioridade”, comentou.
Bottino espera maior dificuldade na tramitação da criminalização do caixa 2, porque mexe com a forma de financiamento de campanha dos políticos, e eles vão ter que votar. “Do ponto de vista político, acho que é o mais difícil em termos de tramitação, e para ser aprovada precisa de mobilização da sociedade, como foi o caso da Lei da Ficha Limpa, [que] era os deputados votando neles mesmos. Tinham vários que não tinham ficha limpa. É mais ou menos a mesma coisa quando se fala da criminalização do caixa 2, porque vários deputados obtiveram recursos não contabilizados. Se não tiver um acompanhamento popular intenso e próximo, essa lei vai ter dificuldade de ser aprovada no Congresso”, apontou.



 
Listar todas de "Política"
 
mais lidas
Dilma - 22/08/2012
Dilma é a 3ª mulher mais poderosa do mundo pelo segundo ano consecutivo
Eleições 2012 - 04/08/2012
Número de eleitores com 16 e 17 anos supera eleição de 2010
Segurança no Trânsito - 24/08/2012
Fittipaldi e presidente da FIA apresentam campanha de segurança do trânsito a Dilma
Título de Eleitor - 26/04/2014
Eleitor tem até o dia 7 de maio para tirar título
Cotas - 07/05/2014
Aprovada na CCJ do Senado, cota para negro em concurso pode ir a plenário
últimas notícias
EUA/Brasil - 19/03/2017
Trump telefona para Temer e deixa canal direto de diálogo
Caixa 2 é Corrupção - 19/03/2017
Caixa 2 ou Corrupção? Saiba a diferença entre os crimes investigados pela Lava Jato
Contra corrupção - 05/12/2016
Juízes e promotores fazem ato em Prudente nesta segunda contra a corrupção e apoio à Lava Jato
Brasília/STF - 11/05/2016
Teori nega pedido para suspender instalação do processo de impeachment de Dilma
Impeachment - 09/05/2016
Renan vai rejeitar decisão sobre impeachment na Câmara, diz Randolfe
 
 
PORTAL NO PONTAL
O Portal de Notícias do Pontal do Paranapanema
contato@nopontal.com.br
• Cidades • Política
• Educação • Esporte
• Gastronomia • Entretenimento
• Brasil & Mundo • Popular
• Vídeos
nos acompanhe
criado e desenvolvido por
Fabricio Modafaris
NO PONTAL • O Portal de Notícias do Pontal do Paranapanema © 2018 - Copyright | Melhor visualizado em 1024px / 768px