Home     Sobre o Portal     Seções     Equipe     Links Úteis     Cadastre-se     Fale Conosco     Galeria de Fotos      Vídeos
Presidente Prudente,
CidadesPolíticaEducaçãoEsporteGastronomiaEntretenimentoBrasil & MundoPopularVídeos
 
 
Senado Federal - 29/10/2015 (08:41) - Atualizado em 29/10/2015 08:41
Senado conclui votação de projetos sobre Código de Defesa do Consumidor
Por: Agência Brasil


O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, dia 28 de outubro, dois projetos de lei que tratam da modernização do Código de Defesa do Consumidor. Um regulamenta os direitos relacionados a compras feitas pela internet. O outro trata de superendividamento e consumo sustentável.
Sobre o comércio eletrônico, o relatório do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) estabelece que os sites serão obrigados a informar, em local de fácil visualização, o endereço geográfico e eletrônico, o nome empresarial e outros dados sobre o mantenedor, assim como o preço total do produto ou serviço, incluindo taxas adicionais, tributos, despesas com frete, entre outras informações.
Além disso, também serão obrigados a divulgar dados básicos sobre o produto ou serviço, prazo de entrega, formas de pagamento e quantidade mínima de compradores em caso de compras coletivas. Os chamados clubes de compras, em que produtos são ofertados a preços menores caso um grande número de compradores seja atingido, ficam responsabilizados solidariamente pelos danos causados ao consumidor pelas empresas responsáveis pelos produtos vendidos.
O vazamento de dados dos consumidores deverão ser imediatamente comunicados às autoridades e os spams – propagandas eletrônicas enviadas por e-mail – ficam limitados, só podendo ser enviados com autorização prévia do consumidor.
Já projeto que trata do superendividamento do consumidor e do consumo sustentável estabelece que os rótulos dos produtos devem conter informações sobre impactos ambientais e descarte correto de embalagens.
Em relação ao superendividamento do consumidor, as propagandas enganosas sobre oferta de crédito, assédio agressivo para tomada de empréstimos e cláusulas contratuais mal explicadas terão punições previstas na proposta. Os créditos consignados passam a ficar restritos ao máximo de 30% da remuneração mensal líquida do consumidor, conforme já ocorre com servidores públicos e aposentados.
Os Procons também saem fortalecidos na proposta do senador. Eles passam a ter mais poderes para negociar e resolver problemas relatados pelos consumidores e ganham autonomia para aplicar medidas corretivas como determinar a reparação do produto com problema ou a devolução do dinheiro, por exemplo. O descumprimento a determinações dos Procons poderá resultar na aplicação de multas diárias.
As duas propostas haviam sido aprovadas em primeiro turno no dia 30 de setembro e agora passaram por turno suplementar. Os textos seguem para a Câmara dos Deputados, que poderá fazer modificações.


 
Listar todas de "Política"
 
mais lidas
Dilma - 22/08/2012
Dilma é a 3ª mulher mais poderosa do mundo pelo segundo ano consecutivo
Eleições 2012 - 04/08/2012
Número de eleitores com 16 e 17 anos supera eleição de 2010
Título de Eleitor - 26/04/2014
Eleitor tem até o dia 7 de maio para tirar título
Segurança no Trânsito - 24/08/2012
Fittipaldi e presidente da FIA apresentam campanha de segurança do trânsito a Dilma
Cotas - 07/05/2014
Aprovada na CCJ do Senado, cota para negro em concurso pode ir a plenário
últimas notícias
EUA/Brasil - 19/03/2017
Trump telefona para Temer e deixa canal direto de diálogo
Caixa 2 é Corrupção - 19/03/2017
Caixa 2 ou Corrupção? Saiba a diferença entre os crimes investigados pela Lava Jato
Contra corrupção - 05/12/2016
Juízes e promotores fazem ato em Prudente nesta segunda contra a corrupção e apoio à Lava Jato
Brasília/STF - 11/05/2016
Teori nega pedido para suspender instalação do processo de impeachment de Dilma
Impeachment - 09/05/2016
Renan vai rejeitar decisão sobre impeachment na Câmara, diz Randolfe
 
 
PORTAL NO PONTAL
O Portal de Notícias do Pontal do Paranapanema
contato@nopontal.com.br
• Cidades • Política
• Educação • Esporte
• Gastronomia • Entretenimento
• Brasil & Mundo • Popular
• Vídeos
nos acompanhe
criado e desenvolvido por
Fabricio Modafaris
NO PONTAL • O Portal de Notícias do Pontal do Paranapanema © 2018 - Copyright | Melhor visualizado em 1024px / 768px