Home     Sobre o Portal     Seções     Equipe     Links Úteis     Cadastre-se     Fale Conosco     Galeria de Fotos      Vídeos
Presidente Prudente,
CidadesPolíticaEducaçãoEsporteGastronomiaEntretenimentoBrasil & MundoPopularVídeos
 
 
Saúde do Homem - 13/01/2016 (00:06) - Atualizado em 13/01/2016 00:08
Homens devem realizar check-up anualmente
Por: Assessoria de Imprensa


 
O check-up deve fazer parte do cotidiano masculino tanto quanto faz de uma criança ou das mulheres. Ou seja, o urologista está para o homem, como um pediatra para uma criança ou o ginecologista para uma mulher.
De acordo com o Dr. Daher Chade, urologista do Hospital Sírio Libanês e do Instituto do Câncer de SP, a maioria dos homens só vai ao médico porque a esposa leva ou então quando há algum sintoma.
"Os homens têm o hábito de irem ao consultório apenas em uma situação: quando sentem algum sintoma. E, mesmo assim, só procuram um especialista a partir da insistência de uma mulher (seja esposa, mãe ou até filha)", explica Dr. Chade. “As novas gerações têm o hábito de procurar o urologista com maior frequência que os homens mais idosos, mas ainda assim, é comum vermos casos de doenças avançadas diagnosticadas tardiamente devido à falta do acompanhamento médico preventivo".
O especialista explica que o acompanhamento clínico pode ser realizado em todas as faixas etárias, já que em cada uma delas há uma necessidade específica.
Entre 03 e 05 anos - muitos pediatras avaliam a necessidade de uma possível cirurgia de fimose, entretanto, esse procedimento deverá ser realizado após a avaliação de um urologista.
12 aos 18 anos - o urologista é o médico mais indicado para os meninos para avaliar o desenvolvimento dos órgãos genitais, prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), disfunções miccionais (que podem surgir nessa faixa etária) além de orientações e dúvidas sobre a vida sexual masculina.
20 aos 49 anos - o homem deve procurar o urologista para manter a prevenção e ou tratamento de DSTs, além de iniciar a prevenção contra o câncer de testículo, que pode surgir nesse período.
40/45 anos - começa um período em que o homem deve ir anualmente ao urologista. Para aqueles que possuem histórico familiar, a partir dos 40 anos, é necessário começar a prevenção contra o câncer de próstata, que é considerado o 3º câncer mais comum em todo o mundo, sendo o principal entre homens. Para aqueles que não possuem histórico familiar, a prevenção pode ter início a partir dos 45 anos. Além disso, assim como o ginecologista indica exames de várias especialidades para as mulheres, o urologista realiza o mesmo procedimento com os homens. E, com essa idade, já é possível começar a prevenir outros tipos de doenças realizando exames cardiológicos, de sangue (para avaliar colesterol, triglicérides e glicemia) e exames clínicos específicos, como o de pulmão em fumantes.
A partir dos 50 anos - além de se manter a prevenção do câncer, o urologista pode auxiliar em problemas comuns nessa faixa etária, como o tratamento de crescimento benigno da próstata, problemas na bexiga, rins, prevenção de câncer de intestino, além da prevenção e tratamento de disfunções sexuais.
De acordo com Dr. Chade, o check-up adequado para cada faixa etária pode prevenir vários tipos de problemas, com maiores chances de nos mantermos saudáveis. "Quando se descobre qualquer doença no início, a probabilidade de cura é muito maior", conclui o urologista.


EBC
Imagem ilustrativa

 
Listar todas de "Brasil & Mundo"
 
mais lidas
Oportunidades - 17/08/2012
ONU recruta jovens de até 32 anos; salários chegam a R$ 302 mil por ano!
Celular - 12/07/2012
Que tal pagar contas pelo celular?
Rio+20 - 18/06/2012
Índios recebem comida estragada durante Cúpula dos Povos
Rio+20 - 18/06/2012
Documento da Rio+20 deve ser finalizado hoje, excluindo polêmicas e detalhes sobre recursos
Belo Monte - 06/07/2012
Índios pedem em São Paulo a suspensão das obras de Belo Monte
últimas notícias
Economia - 30/10/2017
Confiança do empresário do comércio cresce 0,3% em outubro
Reforma Previdenciária - 26/10/2017
Aprovação da reforma da Previdência interessa a todos os partidos, diz Meirelles
Saúde - 26/10/2017
Países de língua portuguesa assinam acordo para implantação de bancos de leite
Trabalho escravo - 26/10/2017
CNBB repudia portaria sobre trabalho escravo e estimula manifestações
Carne Fraca - 19/03/2017
Presidente Michel Temer faz reuniões neste domingo para tratar da Operação Carne Fraca
 
 
PORTAL NO PONTAL
O Portal de Notícias do Pontal do Paranapanema
contato@nopontal.com.br
• Cidades • Política
• Educação • Esporte
• Gastronomia • Entretenimento
• Brasil & Mundo • Popular
• Vídeos
nos acompanhe
criado e desenvolvido por
Fabricio Modafaris
NO PONTAL • O Portal de Notícias do Pontal do Paranapanema © 2018 - Copyright | Melhor visualizado em 1024px / 768px