Home     Sobre o Portal     Seções     Equipe     Links Úteis     Cadastre-se     Fale Conosco     Galeria de Fotos      Vídeos
Presidente Prudente,
CidadesPolíticaEducaçãoEsporteGastronomiaEntretenimentoBrasil & MundoPopularVídeos
 
 
Gastronomia - 19/03/2016 (15:36) - Atualizado em 19/03/2016 15:37
Gastronomia da Unoeste é reconhecida pelo MEC com conceito muito bom
Por: Assessoria de Imprensa

Avaliadores do Ministério da Educação (MEC) fizeram visita às instalações do curso superior de tecnologia em Gastronomia da Unoeste para atribuir reconhecimento a esta graduação, que iniciou em fevereiro de 2014 e até então estava com status de autorizado pelo governo. O conceito de qualidade atribuído é 4, grau considerado muito bom, já que o máximo é 5. Este é mais um motivo de comemoração para a 1ª Turma de Gastronomia, que recebe diploma válido nacionalmente em 31 de março, às 19h, no Espaço Solarium, campus II.

A análise feita pelo MEC é bastante criteriosa, fazendo apreciação de infraestrutura, organização didático-pedagógica e corpo docente e tutorial. O curso de Gastronomia da Unoeste, com duração de dois anos, tem dois laboratórios de Cozinha Quente; e os de Panificação, Confeitaria e Cozinha Fria; Sala & Bar e Bebidas; e Pedagógico (Aula Show). Somando-se isso a aulas com professores atualizados no exercício profissional, os estudantes vivem a arte de transformar até os ingredientes mais triviais em requintadas iguarias das culinárias nacional e internacional, dando às receitas aspectos culturais e socioeconômicos.

A Gastronomia vai além de formar profissionais de cozinha, dá preparo teórico-prático completo para trabalho na abrangente área de alimentos e bebidas, tanto na operacionalização quanto na liderança de equipes. “O formado reúne atributos para poder ser administrador de restaurante, porque a grade curricular prevê que o estudante desenvolva um plano de negócio para montar ou gerir um empreendimento nas partes física, financeira, de cardápio e administração”, divulga o chef internacional e sommelier Ulisses Dias de Souza, coordenador do curso na Unoeste. O tecnólogo em Gastronomia também pode prestar consultoria para contribuir com a evolução e a inovação de determinado local.

Além do mais, ter um diploma de ensino superior é um atestado de que fica à frente de quem está na área gastronômica mas não teve a oportunidade de passar pelos bancos universitários. Quem já sabe disso é a recém-formada Bia Cavacini, 25, chef em Presidente Prudente no Empório Mundo dos Sabores e no Ibiza Lounge Bar. “A graduação é importante para dar uma base que usamos na prática. Então, apesar de eu ter começado o curso com uma noção de cozinha, ele me ensinou cortes especiais, higienização de alimentos, noções sustentáveis e diversas técnicas”.

Guto Mello, 30, aluno do 3º termo de Gastronomia na Unoeste, tem uma quituteria que leva seu nome e também faz estágio no Tacchino Ristorante, um dos mais tradicionais estabelecimentos em Prudente. “Cozinhava por hobby desde os 12 anos e o curso está sendo o suporte para eu mudar de amador para um profissional da área. E não esperava que essa transição ocorresse tão rapidamente, já estou com experiência no mercado de trabalho”, diz ele, que fala inglês e está estudando italiano para fazer mestrado em Florença (Itália) no ano que vem.

 

Assessoria de Imprensa
Graduação iniciou em 2014 e dia 31 de março forma 1ª turma

 
Listar todas de "Educação"
 
mais lidas
Mentes inquietas - 12/09/2012
Comportamento humano é tema de palestra da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa
Horta Vertical - 11/08/2012
Escola de Venceslau estimula alunos a cultivar hortaliças em garrafas pet
Álvares Machado - 01/08/2012
Educadores da rede pública de Álvares Machado participam de capacitação
Idiomas - 18/06/2012
Região de Prudente tem vagas para cursos de idiomas na rede estadual
Supletivo - 22/08/2012
Inscrição para exames supletivos vai até dia 27
últimas notícias
Senac Prudente - 31/10/2017
Senac Prudente dialoga sobre a importância da atualização profissional no mercado contemporâneo
Enem - 27/10/2017
Reta final para o ENEM: Ainda dá tempo de revisar conteúdos importantes
Enem Portugal - 19/03/2017
Mais 3 instituições de ensino de Portugal passam a aceitar o Enem
Exposição Toledo - 04/03/2017
Estudantes da Toledo realizam exposição de trabalhos
Dracena - 02/02/2017
Secretária e Diretora Geral de Educação de Dracena participam de Seminário Regional em Prudente
 
 
PORTAL NO PONTAL
O Portal de Notícias do Pontal do Paranapanema
contato@nopontal.com.br
• Cidades • Política
• Educação • Esporte
• Gastronomia • Entretenimento
• Brasil & Mundo • Popular
• Vídeos
nos acompanhe
criado e desenvolvido por
Fabricio Modafaris
NO PONTAL • O Portal de Notícias do Pontal do Paranapanema © 2018 - Copyright | Melhor visualizado em 1024px / 768px