Home     Sobre o Portal     Seções     Equipe     Links Úteis     Cadastre-se     Fale Conosco     Galeria de Fotos      Vídeos
Presidente Prudente,
CidadesPolíticaEducaçãoEsporteGastronomiaEntretenimentoBrasil & MundoPopularVídeos
 
 
Sustentabilidade - 05/04/2016 (16:52) - Atualizado em 05/04/2016 16:52
Telhado “verde” dá modernidade e sustentabilidade à obra
Por: Assessoria de Imprensa Unoeste

 

Deixar a construção com um visual moderno e contribuir com o meio ambiente é possível com o telhado “verde”, também chamado de cobertura vegetal. Nos grandes centros é uma tendência, porém, para que tenha os efeitos pretendidos, esse sistema deve ser implantado em grande escala e é essencial que os requisitos estruturais sejam atendidos. Apesar de parecer novidade, o estudante do 3º termo de Engenharia Civil da Unoeste, Igor Rafael Tadashi Watanabe, 19, pesquisador do assunto há um ano, conta que esse sistema já era desenvolvido na antiga Babilônia e em outros países.
A cobertura vegetal substitui a convencional, permitindo a implantação de vegetação em uma camada impermeabilizada sobre as construções. O estudante explica que o uso auxilia em questões da precariedade de vegetação nas áreas urbanas. “Precisamos de uma maior quantidade de vegetação para combater a quantidade de CO2 produzida”. Já o preço varia de acordo com o tipo, que pode ser extensivo, intensivo ou semiextensivo, e o sistema implantado (modular, alveolar ou laminar), podendo custar de R$ 80 a R$ 150 o m². “Essas coberturas também necessitam de manutenções periódicas e seus gastos são maiores que os convencionais, porém, o custo-benefício compensa”, frisa.
De acordo com a professora doutora Sibila Corral de Arêa Leão Honda, uma das orientadoras do estudo, em algumas cidades de outros países, como Holanda e Estados Unidos, já aprovaram a obrigatoriedade de coberturas verdes em edificações. “Com o clima quente e/ou seco na maioria das regiões do Brasil, seria uma ótima maneira de auxiliar na redução das temperaturas locais e aumentar a umidade relativa do ar”, enfatiza e reafirma a importância de aprofundar estudos, já que o tema interessa diversas áreas. Na pesquisa, Watanabe estuda a estrutura necessária e suas composições para a implantação da cobertura vegetal, já que esse sistema consiste em diversas camadas, fazendo com que aumente o peso. “A intenção é ter como resultado o estabelecimento do cálculo da estrutura para o telhado ‘verde’, facilitando sua instalação”, comenta. Além da Dra. Sibila, os professores Ivair e Ivam Liboni auxiliam na orientação.
Vantagens – Conheça os grandes benefícios do uso do telhado “verde”: ajuda no “sequestro” do carbono na atmosfera; diminui o fluxo das águas das chuvas, ajudando a evitar enchentes; ocasiona controle do clima local; auxilia na evapotranspiração; combate as ilhas de calor; reaproveita a água da chuva, ajudando como um grande filtro; deixa a construção mais bonita e sustentável.

 

Assessoria de Imprensa
Igor Watanabe faz estudo que auxilia meio ambiente em áreas urbanas
 
Listar todas de "Cidades"
 
mais lidas
Oportunidade - 27/02/2013
SENAI-Dracena está com inscrições abertas para cursos gratuitos
Pirapozinho - 06/06/2012
24ª Fejupi espera um público superior ao de 2011
Fejupi - 18/06/2012
Tudo pronto para a 24ª Fejupi com Show de Daniel
Centro Comercial - 03/09/2012
Nova ala do Prudenshopping vai gerar 550 novos empregos
Primavera - 15/09/2012
Dia 20 em Osvaldo Cruz tem Feira do Verde e Festa das Nações
últimas notícias
Idade avançada - 30/10/2017
79% dos brasileiros não percebe perda muscular com o avançar da idade, afirma pesquisa Unifesp
Leilão - 28/10/2017
Leilão on line oferece carros, motos e sucatas apreendidos pela Polícia Civil
Oeste Paulista - 27/10/2017
Municípios do oeste paulista assinam convênios em São Paulo
Comnbate ao mosquito - 27/10/2017
Neste sábado tem mutirão contra o mosquito da dengue em bairros de Prudente
Empregos - 27/10/2017
Mais de 300 ofertas de emprego para Prudente e região nesta sexta-feira
 
 
PORTAL NO PONTAL
O Portal de Notícias do Pontal do Paranapanema
contato@nopontal.com.br
• Cidades • Política
• Educação • Esporte
• Gastronomia • Entretenimento
• Brasil & Mundo • Popular
• Vídeos
nos acompanhe
criado e desenvolvido por
Fabricio Modafaris
NO PONTAL • O Portal de Notícias do Pontal do Paranapanema © 2018 - Copyright | Melhor visualizado em 1024px / 768px