Home     Sobre o Portal     Seções     Equipe     Links Úteis     Cadastre-se     Fale Conosco     Galeria de Fotos      Vídeos
Presidente Prudente,
CidadesPolíticaEducaçãoEsporteGastronomiaEntretenimentoBrasil & MundoPopularVídeos
 
 
Narandiba - 02/05/2016 (17:16) - Atualizado em 02/05/2016 17:19
Projetos em parceria com a Unoeste contemplam Narandiba
Por: Assessoria de Imprensa Unoeste

O município de Narandiba (SP) é contemplado com dois novos projetos proporcionados pela Unoeste: "Raposo Tavares" e "Vet Social", respectivamente nas áreas de odontologia e de medicina veterinária. Ações de saúde humana bucal atenderão, prioritariamente, agricultores familiares do Assentamento Laranjeiras. No segmento veterinário haverá atenção especial ao Programa Narandiba+Leite, mas também compreenderá o controle populacional de cães e gatos e educação escolar sobre o trato aos animais. O protocolo de intenções entre administração municipal e universidade foi assinado na manhã desta segunda-feira, 2 de maio, em solenidade no Espaço Empresarial de Narandiba.
As expectativas são as melhores possíveis, por conta de parcerias anteriores, como a do Projeto Integrar Unoeste, implantado em 2005 na área de agronomia para agricultores familiares no segmento da horticultura; o que resultou em 2011 no selo Green Food aos produtores rurais e no Prêmio Cidadania sem Fronteiras, ofertado à universidade pelo Instituto Cidadania Brasil, em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Lembrança feita pelo pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste, ao falar em nome da Reitoria, para quem é muito importante que a Unoeste saia das fronteiras de Presidente Prudente.
O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação e de extensão e ação comunitária Dr. Adilson Eduardo Guelfi, ao também se pronunciar na cerimônia prestigiada por gestores municipais e lideranças de diferentes segmentos, fez referência à crise brasileira, para dizer que os novos projetos se encaixam na proposta da administração local: a de olhar o problema sem se lamentar, mas com atitude em tomar decisão; transformando o problema em oportunidade. O prefeito Enio Magro afirmou que a ajuda da universidade tem contribuído para elevação dos índices de qualidade de vida da população que, segundo o Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 4,2 mil habitantes.
O vice-prefeito Orácio Moreira também falou em melhoria das condições de vida, enquanto o presidente da Câmara Municipal, vereador Aparecido Donizete Pacheco, disse que o envolvimento da Unoeste enobrece o ensino, pesquisa e extensão. A diretora da Faculdade de Odontologia, Cláudia de Oliveira Lima Coelho, apresentou o Projeto Raposo Tavares, chamando a intervenção do professor José Luiz Parizi para explicar a denominação que, conforme ele, faz referência à força do desbravador das terras que ainda nos dias atuais consiste na região mais pobre do Estado; portanto, ainda carente de ações para superar os problemas sociais e econômicos.
O projeto busca promover a inclusão dos assentados rurais ofertando exames preventivos de câncer bucal; confecção de próteses dentárias; avaliação das condições bucais de crianças e adolescentes das escolas rurais; e capacitação dos professores da rede pública de ensino sobre saúde bucal. A primeira ação no Laranjeiras será no dia 14 deste mês, com avaliação da saúde bucal dos assentados. Juntamente com a diretora, além de Parizi, estão envolvidas na organização as professoras de saúde coletiva Rosana Leal do Prado e Juliane Avansini Marsicano, que também estiveram hoje em Narandiba.
Conforme explicações dadas pela diretora do curso de Medicina Veterinária, Gláucia Prada Kanashiro, o Projeto Vet Social tem pelo menos três focos de ação: campanha de castração de animais abandonados para fazer o controle populacional de cães e gatos; conscientização de escolares sobre o bem-estar animal e a posse responsável; e a contribuição técnica e científica com o Programa Narandiba+Leite. Ao apresentar dados estatísticos, disse que o Brasil é o 4º produtor de leite do mundo e de 66% da produção do Mercosul. No oeste paulista são 3 mil produtores e o rebanho de 45 mil cabeças tem a produção de 200 mil litros por dia.
"Na região, a produção média é de 5 litros por vaca. Porém, com o uso da tecnologia de ponta, é possível chegar aos 20 litros por dia", comentou Gláucia para dizer que além da quantidade, também pode ser melhorada a qualidade do leite empregando tecnologia de alimentação, genética e gestão. Creste falou sobre a aquisição pela Unoeste de 50 matrizes PO [Pura Origem], para contribuir com a produção regional de leite. A coordenadora de ações extensivas gerais da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), Cidinha Martines, lembrou a criação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Pecuária (Suasa).
Vinculado ao Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop), o Suasa representa a oportunidade do trabalhador da agricultura familiar, por exemplo, de fabricar derivados do leite e agregar valor à produção, sendo que antes se via inviabilizado pela falta de condições de suportar o ônus da inspeção sanitária. Ao finalizar a cerimônia, conduzida pela coordenadora municipal de administração Ivani Aparecida Pereira, Enio Magro reafirmou o convite aos representantes da Unoeste, enquanto instituição parceira de sua administração, para prestigiar a solenidade na sexta-feira (6) desta semana, às 19h no auditório do Sesi em Prudente, quando o Sebrae lhe fará a entrega do Prêmio Prefeito Empreendedor.

 

Assessoria de Imprensa
Assinatura do convênio
 
Listar todas de "Cidades"
 
mais lidas
Oportunidade - 27/02/2013
SENAI-Dracena está com inscrições abertas para cursos gratuitos
Pirapozinho - 06/06/2012
24ª Fejupi espera um público superior ao de 2011
Fejupi - 18/06/2012
Tudo pronto para a 24ª Fejupi com Show de Daniel
Centro Comercial - 03/09/2012
Nova ala do Prudenshopping vai gerar 550 novos empregos
Primavera - 15/09/2012
Dia 20 em Osvaldo Cruz tem Feira do Verde e Festa das Nações
últimas notícias
Idade avançada - 30/10/2017
79% dos brasileiros não percebe perda muscular com o avançar da idade, afirma pesquisa Unifesp
Leilão - 28/10/2017
Leilão on line oferece carros, motos e sucatas apreendidos pela Polícia Civil
Oeste Paulista - 27/10/2017
Municípios do oeste paulista assinam convênios em São Paulo
Comnbate ao mosquito - 27/10/2017
Neste sábado tem mutirão contra o mosquito da dengue em bairros de Prudente
Empregos - 27/10/2017
Mais de 300 ofertas de emprego para Prudente e região nesta sexta-feira
 
 
PORTAL NO PONTAL
O Portal de Notícias do Pontal do Paranapanema
contato@nopontal.com.br
• Cidades • Política
• Educação • Esporte
• Gastronomia • Entretenimento
• Brasil & Mundo • Popular
• Vídeos
nos acompanhe
criado e desenvolvido por
Fabricio Modafaris
NO PONTAL • O Portal de Notícias do Pontal do Paranapanema © 2018 - Copyright | Melhor visualizado em 1024px / 768px