Home     Sobre o Portal     Seções     Equipe     Links Úteis     Cadastre-se     Fale Conosco     Galeria de Fotos      Vídeos
Presidente Prudente,
CidadesPolíticaEducaçãoEsporteGastronomiaEntretenimentoBrasil & MundoPopularVídeos
 
 
Enem 2016 - 10/05/2016 (17:04) - Atualizado em 10/05/2016 17:05
Enem 2016 já tem mais de 500 mil estudantes inscritos
Por: Agência Brasil


Um total de 506.660 estudantes fez inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até as 17h30 desta segunda-feira (9), de acordo com o Ministério da Educação. As inscrições foram abertas hoje (9) e podem ser feitas até o dia 20. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.
As inscrições são feitas pela internet, no portal do Enem (
http://enem.inep.gov.br/). O participante deve ter em mãos, no ato da inscrição, o CPF e o número do documento de identidade. Deve também informar um endereço de e-mail.
Só é possível fazer a inscrição por e-mail, assim, cada estudante deverá ter e-mail próprio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, vai usar o endereço e o telefone celular informado para se comunicar com o participante.
É na hora da inscrição que o participante informa se necessita de algum atendimento específico ou especializado e se é sabatista (quem que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando o dia para descanso e oração). Eles podem fazer o exame após o pôr do sol.
O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial. Já o atendimento específico é feito a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas.
É também na inscrição que o estudante informa se quer utilizar o resultado do Enem para certificação do ensino médio. Para isso, é preciso ter 18 anos completos até o primeiro dia de realização das provas do exame.
Confirmação
A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa de R$ 68. O prazo para que isso seja feito é até as 21h59, no horário de Brasília, do dia 25. São isentos da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda.
Uma das novidades deste ano é que o estudante poderá pagar a taxa de inscrição em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Até o ano passado, a inscrição era paga apenas nas agências do Banco do Brasil.
A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.
Mecflix
Para ajudar os estudantes a se preparem para o Enem, o MEC disponibilizou o portal Hora do Enem, em que o estudante faz um cadastro e recebe um plano de estudos individual. Pode também participar de simulados. O primeiro foi aplicado nos dois últimos finais de semana. Na plataforma Mecflix, estão disponíveis mais de 1,2 mil videoaulas.
Digital
A edição do exame deste ano trará, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo. Todos os detalhes estão no edital do Enem de 2016 (//
pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=61&data=15/04/2016), publicado no Diário Oficial da União de 15 de abril último. O novo procedimento de segurança soma-se aos demais — envelope com lacre e detector de metais.
Aplicativo
O aplicativo para celulares, desenvolvido pelo Ministério da Educação, conterá todas as informações necessárias aos participantes ao longo do exame, além da possibilidade de acompanhamento da inscrição.
O recurso, disponível para smartphones, também servirá como instrumento de diálogo com os participantes e será usado pelo MEC para o envio de informações aos inscritos, como cronograma do Enem, mural de avisos, dicas e resultados, além de espaço para contato.

 

Agência Brasil
Enem 2016-atenção para o prazo
 
Listar todas de "Educação"
 
mais lidas
Mentes inquietas - 12/09/2012
Comportamento humano é tema de palestra da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa
Horta Vertical - 11/08/2012
Escola de Venceslau estimula alunos a cultivar hortaliças em garrafas pet
Álvares Machado - 01/08/2012
Educadores da rede pública de Álvares Machado participam de capacitação
Idiomas - 18/06/2012
Região de Prudente tem vagas para cursos de idiomas na rede estadual
Supletivo - 22/08/2012
Inscrição para exames supletivos vai até dia 27
últimas notícias
Senac Prudente - 31/10/2017
Senac Prudente dialoga sobre a importância da atualização profissional no mercado contemporâneo
Enem - 27/10/2017
Reta final para o ENEM: Ainda dá tempo de revisar conteúdos importantes
Enem Portugal - 19/03/2017
Mais 3 instituições de ensino de Portugal passam a aceitar o Enem
Exposição Toledo - 04/03/2017
Estudantes da Toledo realizam exposição de trabalhos
Dracena - 02/02/2017
Secretária e Diretora Geral de Educação de Dracena participam de Seminário Regional em Prudente
 
 
PORTAL NO PONTAL
O Portal de Notícias do Pontal do Paranapanema
contato@nopontal.com.br
• Cidades • Política
• Educação • Esporte
• Gastronomia • Entretenimento
• Brasil & Mundo • Popular
• Vídeos
nos acompanhe
criado e desenvolvido por
Fabricio Modafaris
NO PONTAL • O Portal de Notícias do Pontal do Paranapanema © 2018 - Copyright | Melhor visualizado em 1024px / 768px